15 junho 2016

O papel da SIPAT na segurança

A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, deve acontecer uma vez ao ano conforme recomendação da Legislação Trabalhista e NR 05. Trata-se de uma semana organizada pelos profissionais da saúde que formam o SEMST, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, em conjunto com a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
O objetivo desta semana é conscientizar os trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, o uso de equipamentos e utensílios recomendados pela empresa e, oferecer maior conhecimento sobre os hábitos de saúde, prevenção de doenças e surtos.

Como se realiza uma SIPAT

Uma maneira de realizar o evento anual nas empresas é contratando uma equipe especializada em adaptar os temas definidos pelo SESMT e CIPA. A mensagem é transmitida de forma dinâmica e conta com apresentações teatrais, palestras e atividades de grupo. Desta forma o conhecimento e a memorização das informações sobre segurança e saúde podem ser mais bem assimiladas pelos trabalhadores.
A empresa deverá preparar a SIPAT para que aconteça durante o horário de expediente, mas, ainda assim, é preciso que este seja um evento atraente para a maioria.

Principais temas abordados pela SIPAT

Os temas abordados pela SIPAT podem ter relação com problemas recorrentes na empresa como:
·         Estresse entre os trabalhadores.
·         Mau uso dos utensílios de segurança.
·         Falta de integração entre as equipes.
·         Surtos de doenças, como aquelas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.
·         Prevenção de doenças.
·         Vício em bebidas ou drogas.
·         Sustentabilidade.
·         Administração do tempo.
·         Saúde bucal.
·         Sexualidade.
·         Primeiros socorros.
·         Motivação.
·         Outros problemas específicos.

Os benefícios da SIPAT

Segundo os sócios Iara e Rafael da empresa Conceito Zen, especializada em ações para SIPAT, ressaltam que a SIPAT pode beneficiar a empresa de diversas maneiras, aumentando seus lucros e melhorando a qualidade de trabalho e saúde do trabalhador. Estes benefícios podem ser reconhecidos a partir da redução no número de acidentes, diminuição no número de ausências, menor número de processos, e menor desperdício com o tempo e também matéria prima.

“A semana do evento colabora para que ocorra maior integração entre as equipes. A conscientização de determinados fatores, uma vez assimilados, também altera o ponto de vista dos trabalhadores sobre si mesmos e o próprio comportamento dentro da empresa. Eles entendem que é importante sustentar a equipe de maneira segura e saudável, cuidando para que o trabalho possa ser bem executado e para que possam colher bons resultados mês a mês.” 

Complementa Iara Pereira.


Para Rafael Lobo, outro fator benéfico da SIPAT tem relação com o bom relacionamento entre os trabalhadores e suas famílias. O trabalhador que segue feliz para o trabalho e não carrega consigo problemas ocorridos em casa oferece maior desempenho durante o dia. Ele se mostra mais dedicado e seguro de si em relação ao seu ofício. Durante o evento há temas que abordam especificamente, os problemas comuns que se desenvolvem nos lares da maioria das pessoas. Uma vez que estes problemas são abordados, os profissionais que promovem a SIPAT apresentam soluções simples e apoio moral através de suas representações e atividades interativas.

Fonte: Rafael Lobo e Iara Pereira (Empresa Conceito Zen). 
Acesse e confira: www.conceitozen.com.br