11 março 2015

Trabalhadores de turnos - Dez dicas para melhorar a qualidade do sono

O sono é uma função imprescindível do nosso organismo para manutenção da saúde do corpo e da mente. Enquanto dormimos, nosso corpo realiza funções extremamente importantes, como secreção e liberação de hormônios, fortalecimento do sistema imunológico e consolidação da memória.
De acordo com a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, um sono de qualidade depende de hábitos e comportamentos saudáveis. No entanto, a correria do dia-a-dia acaba comprometendo as noites de descanso e o desempenho das funções essenciais ao organismo.
Mulher_dormindo2
“Quando há interrupção ou incompletude de qualquer fase do sono, tem-se um sono de má qualidade, o que em longo prazo pode prejudicar o equilíbrio do organismo e a saúde”, explica.
Medidas simples, no entanto, podem fazer com que você chegue mais próximo do sono perfeito. Confira dez dicas da consultora para levantar revigorado.

Estabeleça uma rotina
Ter um horário regular para dormir e acordar auxilia na manutenção regular do sono.
Não veja TV na camaIsso vai fazer com o corpo esqueça que a cama é feita para dormir, o que pode causar insônia.
Mantenha uma iluminação corretaDeixe o ambiente bem escuro. A claridade interfere na produção da melatonina, hormônio do sono.
Use o travesseiro de maneira corretaEle deve deixar o pescoço alinhado com a coluna, preenchendo o espaço entre a cabeça e o colchão.
Faça refeições leves
Alimentos_leves

Coma alimentos leves até três horas antes de dormir, para que o processo de digestão não esteja a todo vapor na hora do descanso.
Tempo de sonoO período de descanso varia de pessoa para pessoa e pode ir de 6h a 10h. Mas a média ideal é mesmo a de 8h de sono.
Fuja do barulho
Para que haja descanso do corpo e da mente, é necessário silêncio e concentração.
Deite na posição lateralÉ a mais indicada por médicos e fisioterapeutas. Use dois travesseiros: um mais alto na cabeça e outro entre os joelhos.
Evite exercícios na hora de dormirA atividade física melhora o padrão do sono, mas deve ser praticada pelo menos três horas antes de ir para a cama.
Não tome bebidas estimulantes
Café

Café antes de dormir só atrapalha o sono, assim como o álcool que em excesso, e pode provocar roncos.
(Por Lilian Rossetti

Nenhum comentário: