18 outubro 2011

POR QUE USAR EPI?

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador e reduzir os riscos de intoxicações decorrentes de determinada exposição. 

As vias de exposição podem ser:

Inalação (Nariz)
Ocular (Olhos)
Oral (Boca)
Cutânea (pele)

A função básica do EPI é proteger o organismo. O uso de EPIs é uma exigência da legislação trabalhista brasileira através de suas Normas Regulamentadoras.

Em caso de não utilização o funcionário está sujeito a advertência oral, escrita e pode até ser demitido por justa causa.

RESPONSABILIDADES

A NR (Norma regulamentadora) Nº6 prevê que:

6.6 Responsabilidades do empregador

b) exigir seu uso;

c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

6.7 Responsabilidades do trabalhador

6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;

b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

2 comentários:

Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse...

Os EPIs são muito importante para a preservação da saúde do colaborador, o texto deixa essa importância muito evidente. Na segurança do trabalho ningué, faz nada sozinho, a empresa disponibiliza o EPI, mas o colaborador tem que usar, senão estará sujeito as penalidades. Prevenção é sempre o melhor remédio! Um abraço prevencionista Sergio!

Suélen Mota disse...

Evidenciar o uso do EPI é a melhor oportunidade de acompanhamento e garantia de segurança ao uso do equipamento e a substitução com prevenção. Suélen Mota - TST-GSC