03 julho 2011

A Pirâmide de Maslow

Abraham Maslow desenvolveu uma pirâmide e elencou nela, da base para o topo, as necessidades dos seres humanos, que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. 

Para motivar uma pessoa você deve identificar na pirâmide qual a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade e suprir esta necessidade antes de pensar em outras categorias mais altas. 

Por exemplo, antes de focar na necessidade social do ser humano, é preciso atender suas necessidades fisiológicas, que corresponde às necessidades básicas do seres humanos. Sem atendê-las não será possível motivar uma pessoa e mudar seu foco para um nível acima na pirâmide.


As categorias dividas na pirâmide são:


- Necessidades Fisiológicas: São relacionadas às necessidades do organismo, e são a principal prioridade do ser humano. Entre elas estão respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas, as pessoas sentirão dor e desconforto e ficarão doentes.



- Necessidades de Segurança: Envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de recursos financeiros, segurança da família e de saúde.



- Necessidades Sociais: Com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor.



- Necessidades de Status e Estima: Todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este é o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada. Em alguns casos leva a exageros como arrogância e complexo de superioridade.



- Necessidade de Auto Realização: É uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.



O líder que conhece bem sua equipe saberá identificar quais são as necessidades de cada um e poderá aplicar os meios de motivação adequados. Por exemplo, se uma pessoa está passando por grandes dificuldades financeiras e a estabilidade de sua família está em risco, não adianta tentar motivá-lo dizendo que uma determinada atividade que ele tenha desempenhado com sucesso será publicada em algum veículo da empresa. A motivação dessa pessoa agora seria a segurança em sua vida financeira e não um pequeno destaque em suas atividades corriqueiras. 


Ao contrário de uma pessoa que passa por uma crise, um profissional que está no auge de sua carreira e ocupando um alto cargo na organização não será motivado por uma pequena mudança no plano de saúde que envolva alguns benefícios adicionais. 



Por esse motivo, os distintos comportamentos e necessidades em uma equipe se tornam um grande desafio para o líder. Ele precisa criar um planejamento adequado aos recursos humanos do projeto, sabendo identificar o que pode trazer os melhores resultados para o trabalho em equipe, conhecer a realidade de cada um e encontrar as formas corretas de motivá-los para a obtenção de resultados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muinto.. Para trabalhar com as pessoas é necessario conhecer cada um ,para saber como agir com essas determinadas pessoa.