30 junho 2011

Cuidados e Recomendações com fogos de artifício.

Uma em cada dez pessoas que mexe com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. Além de provocar queimaduras , quando osartifícios explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e atémesmo surdez (leve média ou profunda). As lesões agudas da mão são responsáveispor 20% de todos os traumas que chegam as emergências dos hospitais no Brasil.“Muitas pessoas compram fogos, mas elas dão pouca importância para o alto riscodesses artefatos, que podem causar mutilações irreversíveis”.     

O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras em (70% dos casos);lesões com lacerações; cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores(10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhãoauditivo ou perda parcial ou total da audição. As pessoas mais atingidas são comidade entre 15 e 50 anos e crianças, principalmente do sexo masculino de 4 a 14anos.      

É nas festas juninas e julinas que geralmente ocorre o alto índice deacidentes com fogos de artifício, incluindo as explosões com bombas, que temalto poder de mutilação. Os pais também têm que ter atenção redobrada com ascrianças, que nessa época costumam manusear fogos desta natureza que nãoestouraram, mas podem machucar. “Existem fogos coloridos que são para o públicoinfantil, mas não quer dizer que são elas que têm que soltar. Quem devemanuseá-los sempre são os pais ou seus responsáveis.      

Na intenção de proporcionar divertimento e alegria, sejam em festasrealizadas por familiares, categorias profissionais ou por outros segmentos dasociedade, propomos algumas orientações e regras para manuseio para que estesdispositivos sejam usados com responsabilidade e segurança:

- Não compre fogos de artifícios clandestinos, que na maioria das vezesnão são testados. Esses fogos são vendidos de forma avulsa e não trazem asorientações do fabricante na embalagem;      

- Siga as dicas do fabricante e peça orientações de como proceder nomomento da compra do artefato;      

- Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dosfogos de artifício, para que seja possível colocar no chão. Dessa forma, não épreciso segurá-los com as mãos;       

- Nunca deixa as crianças soltar fogos;      

- À distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metrosdas pessoas, edificações e carros.       

- Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Molhe-os para apagar o pavio e evitar acidentes e leve na loja em que comprou para trocá-los;       

- Se forem guardar fogos de artifício em casa ou em outra repartição,deixe em local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso de fumantes;       

- Mesmo que uma criança insista, não permita que ela pessoalmente manuseie fogos de artifícios que podem causar queimaduras e acidentes muito grave, inclusive em adultos.       

- O transporte irregular desses artefatos (nos bolsos, por exemplo) é uma verdadeira armadilha, eles podem inflamar acidentalmente e atingir a pessoa queesteja transportando-o. Cuidado! Poderá ser você.       

- Uma simples bombinha, ou bi rinha, se estourar perto do rosto de alguém ou de outras partes do corpo, pode causar cegueira ou mutilação.        

- Mantenha a caixa de fósforos ou isqueiros longe do alcance de crianças para que elas não utilizem esses materiais escondidos dos seus responsáveis,derrepente de você mesmo;         

- Não cubra ou coloque objetos sobre bombas, ou qualquer tipo de explosivo, pois esse objeto pode ser lançado com a explosão e atingir alguém,causando ferimentos ou até mesmo algo mais grave, chegando até ser fatal.          

Por tudo isso, vale lembrar que o melhor remédio é a prevenção, ou seja, o ato de prevenir. Não subestime as brincadeiras com esses materiais,achando que são coisas de criança e não oferece perigo. Então diante dessas exposições de recomendações, exercite sua consciência e cidadania, espalhando essas idéias para todos e todas ao seu redor.        

Proceda com segurança no trabalho e da mesma forma divirta-se no lazer.

Fonte:

Lázaro Donizete da Silva
Técnico em Seg. do Trabalho          
Várzea Grande-MT




e.mail: donizetept@bol.com.br

Um comentário:

Mariana disse...

Eu odeio as pessoas que usam fogos de artificio porque isso faz muito mal aos animais, e também as pessoas se lastimam e queimam facilmente.
não gostaria que meus cachorros terminem numa veterinária internados no setor de cardiologia em porto alegre por causa dos fogos...
Em Natal e Ano Novo sofreram muito...