20 março 2011

Validade do capacete

Você sabe ler a data de validade se seu capacete de segurança? 

Por incrível que pareça, muito dos nossos colegas não sabem, nessa matéria você aprenderá a ler a validade de seu capacete.

Uma coisa importante a ser considerada é que a validade do capacete ou qualquer outro EPI é subjetiva, visto que a continuidade das características dos EPIs dependem do uso correto, limpeza, guarda, condições de temperatura, acidentes (capacetes que sofrem impactos de grande dimensão deve ser descartado ou passado por rigorosa inspeção, porque após um impacto o que garante que ele continua com as mesmas caracteristicas originais).




Verifique na figura 1, a posição correta do Capacete para efetuar a leitura da data de fabricação.
Nesta figura o datador indica que o Capacete foi fabricado no ano de 2003 na décima terceira semana.


Nota: Esta data de validade se aplica somente para capacetes marca e modelo MSA. Para outras marcas, o usuário deve obedecer os critérios do fabricante do capacete que está sendo utilizado.

Agora que sabe ler a validade de seu capacete, procure um cipeiro, seu técnico em segurança, seu supervisor ou encarregado e solicite a substituição se estiver vencido.

16 comentários:

Marcos Vinicius disse...

Voce pode me confirmar realmente se capacete de segurança tem validade pois a informação que tenho é que o fabricante "recomenda" no caso da MSA a troca após 5 anos da data de fabricação.

Anônimo disse...

Entendi como se verifica a data de fabricação. Como eu sei o prazo de validade?

Anônimo disse...

Fiquei com a mesma dúvida, afinal, qual é a validade??

Felipe Lopes disse...

estou com essa duvida também...

Rafael Pereira disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Rafael Pereira disse...

validade de 5 anos para o casco e 3 anos para o carneiro!

Anônimo disse...

primeiro verificar CA. depois a validade..

Leandro disse...

Olá pessoal. A validade esta expressa em três relógios, sendo um com a marcação de 0 a 5 que indica as semanas em dezenas e outro com a marcação de 0 a 9 que indica as semanas em unidades e o último indica o ano. No caso da imagem a data de fabricação foi: 13ª semana de 2003. Sendo assim a validade do casco é de cinco anos após a data de fabricação e suspensão e jugular de um ano. A suspensão e jugular também tem sua data de validade serigrafada.

KássiaMG disse...

E porque a data de fabricação do MSA é nesse modelo?

Unknown disse...

Eles poderiam ser mais específicos com a data de fabricação, pra que complicar tanto? Tem uns que já vem com a data de validade específica.

Unknown disse...

Perfeitamente, concordo plenamente não consegui compreender o que está me informando. Pois o meu está marcando de 11 a 20 e a seta aponta para o 20
0 a 5 e a seta aponta para o 0
0 a 9 e a seta aponta para o 7
O que fazer para entender este código?

Anônimo disse...

No seu caso o ano de fabricação do capacete é 2020, na sétima semana do ano

Anônimo disse...

Meu Deus, um assunto tão importante que é a segurança humana e um fabricante coloca essa data para para o humilde pião de obra que muitas vezes nem sabe ler direito decifre e ainda conte nos dedos que semana equivale a décima terceira. Tô verdadeiramente perplexa.

Anônimo disse...

É vdd

Anônimo disse...

Também concordo

Anônimo disse...

Para um leigo fica muito difícil entender a data de validade no capacete, coloque ano e mês de vencimento e pronto