13 outubro 2010

Acidente com grua mata dois operários em condomínio de luxo em Salvador

Dois operários morreram e um ficou ferido em consequência da queda de uma grua no canteiro de construção do Condomínio Le Parc, um empreendimento de luxo que está sendo erguido na avenida Luís Viana Filho, a mais movimentada de Salvador. O acidente ocorreu às 10h desta quarta-feira (8), quando Leandro Marques Cardoso, 28, e Roberto Robson dos Santos, 26, desmontavam o equipamento que atinge alturas elevadas e pode transportar muitas toneladas.

Com a queda da grua, os dois operários foram arremessados ao chão e morreram na hora. De acordo com Erisvaldo Pereira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção da Bahia, Leandro e Roberto estavam trabalhando em um prédio de 16 andares. A outra vítima, que passava pelo local, foi atingida por uma parte do equipamento. O operário, cujo nome não foi divulgado, foi transportado para o HGE (Hospital Geral do Estado), mas não corre risco de morte. Pereira disse que ele deu entrada no hospital com uma das pernas quebradas.

Após as mortes dos dois operários, as atividades na obra foram interrompidas. Erisvaldo Pereira disse que nesta quinta-feira (9), a partir das 5h30, sindicalistas e trabalhadores vão fazer uma manifestação em frente ao condomínio para cobrar dos responsáveis pela obra mais segurança. No ano passado, o operário Genildo dos Santos, 28, também morreu no local, após cair de uma laje.

O Le Parc, que deve ser entregue em abril do ano que vem, está sendo construído em uma área de 100 mil metros quadrados (18 torres), com uma infraestrutura que conta com cerca de 80 itens de lazer. A área dos apartamentos varia de 142 a 243 metros quadrados. Em nota, através de sua assessoria de imprensa, a Cyrella Andrade Mendonça, responsável pelo empreendimento, informou que lamenta o acidente, mas acrescentou que os funcionários mortos eram contratados pela Tecnotrav, empresa terceirizada na obra.

De acordo com a nota, a Tecnotrav é especializada em montagem e desmontagem de gruas e foi contratada para atuar no empreendimento, “sendo responsável, ainda, pela segurança dos operários que operam seus equipamentos”. O gerente da empresa, Abelardo Tavares, disse que, no primeiro momento, está dando todo o apoio aos familiares das vítimas. “Depois é que vamos pensar nas outras coisas. Agora, é hora da solidariedade e da assistência.”

O Sindicato da Indústria da Construção Civil informou que, neste ano, aconteceram 65 acidentes envolvendo operários em obras _14 pessoas morreram.

Nenhum comentário: