28 agosto 2010

Condições precarias de trabalho nas minas no Chile

Trabalhos subterraneos requerem uma série de medidas e que sejam rigorosamente seguidas para garantir segurança e saúde aos trabalhadores. Isso nào foi o que estava sendo feito no soterramento que aconteceu no chile.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou uma revisão completa das leis trabalhistas chilenas. Piñera disse que o objetivo é rever as condições de trabalho no Chile, principalmente nas áreas de mineração, agricultura e indústria. O Ministério do Interior vai comandar os estudos e as discussões. A ideia é concluir a proposta de reformulação em até 90 dias.



As informações são da Presidência da República do Chile. Piñera quer ampliar as garantias de segurança no trabalho em todo país. "A partir do relatório [proposta de reformulação das leis trabalhistas], fazemos uma profunda reestruturação das agências que devem monitorar as condições de trabalho, assim como uma revisão completa de nossas leis trabalhistas porque nós não queremos no nosso país ainda [mais] acidentes, como ocorreu na mina de San José", disse.



Em seguida, o presidente acrescentou que o objetivo é "conduzir uma revisão e reformulação completa das condições sob as quais os trabalhadores chilenos atuam no país". Segundo ele, haverá uma atenção especial para alguns focos específicos. "[Como] as atividades de mineração, agricultura e indústria", ressaltou.
 

Fonte: Globo Videos

A industria mineral brasileira apresentou nos períodos de 1995 a 1997 o mais alto coeficiente de mortalidade, quando comparado com outras atividades econômicas (fontes MPAS,RAIS,1997) e será necessário reverter o quadro por meio de maior atenção dos profissionais, especialmente analisando as situações potencialmente de maior risco.

Fonte: A Mineração no Brasil - CGEE-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Nenhum comentário: