14 outubro 2009

Simulação de Incêndio

Notícia publicada em diverso jornais.


"Na tarde desta última sexta-feira (8), uma correria tomou conta dos bastidores da Record, localizada no bairro da Barra Funda, em São Paulo.


Segundo informações da coluna Canal 1, o motivo foi uma simulação de incêndio mal programada. O erro foi o fato de terem esquecido de avisar os funcionários.


Quando o alarme foi acionado, vários enganados correram para o pátio externo da emissora com medo da ameaça".


Comentários:


Antes de iniciar uma simulação o responsável deve antes de tudo prepar a equipe teoricamente (treinamentos teóricos), como essa parte prática (simulação) faz parte do plano de evacuação e complemento ao treinamento teórico, todos os funcionários devem ser avisados, pois ainda não detém o conhecimento na prática de como se deve agir e se comportar.


Os simulados práticos sem aviso, devem ser feitos preferencialmente com brigadistas, que são pessoas extremamente treinadas e capacitadas. Quando tiver convicção que o pessoal da empreasa está em condições de passar por um treinamento prático de incêndio e simulaçao de evacuação, faça, é muito importante a prática, porém convém destacar que "a prática sem teoria não existe assim como a teoria sem a prática também não".


De acordo com a NBR 14276 - Programa de Brigada de Incêndio


Devem ser realizados exercícios simulados parciais e completos no estabelecimento ou local de trabalho com a participação de toda a população, no período máximo de três meses para simulados parciais e seis meses para simulados completos. Imediatamente após o simulado, deve ser realizada uma reunião extraordinária para avaliação e correção das falhas ocorridas. Deve ser elaborada ata na qual constem:


- horário do evento;
- tempo gasto no abandono;
- tempo gasto no retorno;
- tempo gasto no atendimento de primeiros socorros;
- atuação da brigada;
- comportamento da população;
- participação do Corpo de Bombeiros e tempo gasto para sua chegada;
- ajuda externa (PAM - Plano de Auxílio Mútuo);
- falhas de equipamentos;
- falhas operacionais;
- demais problemas levantados na reunião.

Nenhum comentário: