16 outubro 2009

Mecânico paraplégico ganha indenização

Carlos Alberto, 43 anos, foi vítima de uma brincadeira durante curso na empresa em que trabalhava. Agora, vai receber RS 120 mil.

A fatalidade ocorreu num curso realizado numa empresa multinacional de automóveis, em Vitória. A empresa agora foi condenada a pagar RS 120 mil de indenização ao mecânico.

Tudo aconteceu em 2005 quando os mecânicos da empresa passavem por um curso. Um colega de Carlos Alberto retirou, de propósito, a cadeira do mecânico quando ele se preparava para sentar. Carlos Alberto acabou batendo a bacia e cabeça no chão.

Devido à queda, ele teve traumatismo craniano, ficou paraplégico, perdeu parte da audição e sofreu sequelas psicológicas.

"O curso era para ter sido dado por instrutores especializados que viriam a São Paulo, mas que não puderam vir a Vitória. A empresa autorizou que os próprios funcionários intruíssem uns aos outros. O juiz entendeu que foi configurada negligência por parte da empreasa", disse o advogado do mecânico, Sansão Silva Borges.

Carlos Alberto passou por cirurgia na coluna, mas não teve sucesso e se aposentou por invalidez. Além da indenização de RS 120 mil por danos morais e estéticos, a empresa terá de pagar énsão vitalícia de RS 1,1 mil, cesta básica mensalmente e plano de saúde.

A mulhar dele, Dilenir Rades Ferreira, com quem tem dois filhos, diz que o marido passa a maior parte do tempo na cama. "Depende totalmente de nós."

O mecânico dele disse que guarda mágoa da direção da empresa. " Trabalhei lá por seis anos. Saís de casa às 5h30 e só voltava às 21 horas e isso foi acontecer justamente lá dentro", lamentou ele, que mora em Jardim Carapina, Serra.

O nome da empresa e do juiz que proferiu a sentença não podem ser divulgados porque o processo está ems segredo de justiça. A decisão foi tomada na 13ª Vara do Trabalho de Vitória-ES e publida na semana passada. A empresa ainda não poderá recorrer.




Nenhum comentário: